sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O café avança para o oeste paulista

O Segundo Períudo da expansão cafeeira.

Com o esgotamento do solo mo Vale do Paraíba, no século XIX, oa fazendeiros buscaramnovas terras a oeste da cidade de São Paulo para plantar o café.

A Marcha para o oeste.

A oeste da cidade de São Paulo está a Depressão Periférica, uma região com boas condições naturais para o cultivo de café. Possui clima tropical, com invernos amenos e sem chuvas e verões quentes e chuvosos, relevo com colinas suaves e áreas com solos féties, chamados de terra-roxa. Por isso, a partir da segunda metade do século XIX, as fazendas de café se multiplicaram na região.

Por volta de 1860, Campinas tornou-se a principal "cidade de café" e passou a rivalizar, em importância econômia, com a capital do estado, São Paulo.

O aumento do consumo de café no exterior estimulou as fazendas a continuarem avançando para o oeste em direção ao Planalto Ocidental, penetrando também o norte do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. As extensas áreas de solos de terra-roxa transformaram a região num imenço cafezal. As ciadades de Riberão Preto e Jaú tornaram-se importantes centros produtores.

Fonte: Ensino Fundamental , 4 ano , caderno 4 , Sistema de Ensino Anglo.


Tradução:
XIX = 19.


As Ferrovias do Café


O café produzido no centro-oeste de São Paulo era transportado até o Porto de Santos em lombo de mulas, tornando o tempo de transporte muito longo, o que diminuía o lucro dos fazendeiros. Essa dificuldade ficava ainda maior quando as tropas chegavam à Serra do Mar.

Para resolver esse problema, foi inaugurada , em1867 , a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí.
Mais tarde, os fazendeiros foram instalando trilhos de Jundiaí até suas fazendas, e o estado de São Paulo passou a ser cortado por uma extensa rede de ferrovias.
A expanção do café mudou a paisagem do centro-oeste do estado de São Paulo: AS matas foram substituídas por fazendas , a população rapidamente (sobretudo com a chegada dos imigrantes europeus) , e muitas cidades surgiram.
(...)
Ensino Fundamental, 4 ano , caderno 4 , Sistema Anglo de ensino.

2 comentários:

  1. HOLAAAAAAAAAA QUE TENGAS UN BUEN FIN DE SEMANAA

    -----()"'()""()
    -----( 'o( __)
    ------(,(......(,)
    -----("( ____)")------> TE DEJO UN GRAN ABRAZOOOOO.


    CHRISSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Amanda e foi exatamente a cultura do café e a falta de pessoas para trabalhar nas lavouras que fez seu tataravô emigrar da Itália e vir trabalhar exatamente em uma fazenda ali pertinho de onde você mora.
    Quando se faz um passeio de navio pelo rio Tietê, avista-se uma fazenda e, dizem os guias, que ali pernoitou o imperador D. Pedro II.
    A fazenda se chamava Banharão e quando meu avô chegou ainda haviam escravos. Se pode ver também a antiga senzala.
    Quanta história, tão pertinho no espaço e tão longe no tempo.

    Ah... dê uma olhadinha no meu blog e veja quem aparece na foto.

    Um grande beijo e fique com Deus.
    Dinda

    ResponderExcluir