sábado, 21 de novembro de 2009

Vermes e Microorganismos

Vermes

Na natureza , existem alguns vermes que podem causar doenças.
As doenças causadas por vermes são conhecidas como verminoses. A transmissão da maioria das verminoses está relacionada principalmente à falta de higiene e de saneamento básico.

Lombriga , verme causador da ascaridíase, verminose transmitida principalmente por meio de água contaminada e de alimentos mal lavados. Tamanho : de 15 a 25 cm (macho adulto) . de 20 40 cm (fêmea adulta).

Esquistossomo, verme causador da esquitossomose ou barriga-d'água. Essa verminose é transmitida ao ser humano quando ele entra em contato com água contaminada de lagoas, açudes, riachos. Tamanho : de 1 a 1,5 cm (adulto).

Verme causador do "amarelão", verminose transmitida ao ser humano pelo contato dos pés com o solo contaminado por fezes de pessoas infectadas. Tamanho : de 0,8 a 1,3 cm (adulto).

"Verme" é um nome dado a certos animais que têm o corpo alongado e sem membros. Somente alguns deles causam doenças.

Microorganismos

Todos os seres vivos que só podem ser vistos por meio de microscópio, como as bactérias, os protozoários e os vírus, são chamados de microorganismos. Eles podem ser encontrados no ar, na água, no solo, nos alimentos e no corpo de outros seres vivos. Há alguns microorganismos que causam doenças. Veja abaixo alguns exemplos.

Bactéria causadora da cólera. A cólera é uma doença intestinal que causa diarreia. Ela é adquirida principalmente pela ingestão de água e alimentos mal lavados.

Protozoário ameba, causador da disenteria amebiana (ou amebíase) doença que provoca febre, dores abdominais e diarreias. Ela é transmitida pela ingestão de água e alimentos mal lavados.

Vírus causador da gripe, doença muito comum, que pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva que são liberadas no ar ao se espirrar, tossir ou falar.


Até o século XVII (17) não se sabia da existência dos microorganismos.



Fonte:Apostila 4 do 4ano , sistema Anglo de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário