terça-feira, 8 de setembro de 2009

Conhecer o gato - As origens do gato


O gato surgiu há 50 milhões de anos, ou seja, no início da era ternário, onde encontramos seus mais antigos ancestrais,os Miacídeos.
O gato doméstico atual pertence à mesma espécie que os gatos selvagens:
na Europa : Felis silvestirs,
na África : Felis lyhuca,
na Índia : Felis ornata.

Felis ornata é o gênero mais próximo do gato doméstico que conhecemos. O gato teria entrado na casa do homem a cerca de 3 ou 4000 anos a.C. para expulsar os roedores que estragavam as colheitas.
Os primeiros locais de origem foram o antigo Agito, A Índia e a Pérsia.
Através da circulação dos comerciantes o gato atingiu a /Grécia e o Império Romano, e, posteriormente, a Europa Ocidental com a conquista da Gália.
Hoje há mais de 42 milhões de gatos vivendo na Europa e participando da vida das pessoas.

A razão desta admiração exagerada tem, provavelmente, várias origens.
A primeira está diretamente relacionada ao animal. Pelo seu físico, seus olhos e suas atitudes, o gato simboliza a beleza e a sedução.
A segunda é um reflexo de nossa época : o gato personifica os fortes valores desde fim de século : independência, a personalidade e a naturalidade.
A terceira é devido ao nosso modo de vida : i gato tem caractéristicas naturais (tamanho pequeno,autoromia,limpeza ...) que o tornam um companheiro ideal,principalmente para as pessoas que trabalham e aquelas que moram em apartamentos.

Fonte:"O livro do gato"

Um comentário:

  1. A Amanda Pereira sono Fulvio il cugino di Angela tua santola, che mi ha segnalato il tuo bellissimo Blog. Volevo darti il benvenuto anche dall' Italia. Sono molto felice di leggere il tuo blog e sapere che ami gli animali e la natura .Leggero con piacere tutti i tui post che metterai. Tantissimi Auguri per il tuo Blog e tanta fortuna per TE e i tuoi famigliari .
    Dall' Italia Fulvio Zontini

    A Amanda Pereira sou o Fulvio , primo da Ângela tua Dinda, Foi ela quem me indicou seu lindo blog. Queria dar as boas-vindas também da Itália.Fiquei muito feliz ao ler teu blog e saber que ama os animais e a natureza. Lerei com prazer todos os teus posts. Sucesso com o blog e muita sorte para você e teus familiares..
    De Itália Zontini Fulvio

    ResponderExcluir