quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Conhecer o gato - O gato, a arte e a história


Deusa Bastet e Deus .

No antigo Egito o gato foi honrado e enaltecido. Considerado como um animal santo, ele era mumificado e colocado em sarcófagos durante os funerais de famílias ricas.
Nesta mesma época, a gata tranformou-se na representação da deusa Bastet, fêmea do deus do sol .
Mais tarde, os Gregos e os Romanos reconheceram seu valor como caçador de camundongos e isto foi início de sua expansão pelo mundo ...
Na Europa o gato se desenvolveu com as conquistas romanas. Ele foi admirado por sua beleza e dupla personalidade de selvagem independente e de animal doce e afável,e apreciado ainda mais no século XI quando o rato negro invadiu a Europa.
Gato e rato travaram uma batalha sem piedade.
No século XIII desenvolveram-se as superstições e o gato passou de criatura adorada a infernal, associada aos cultos de pagãos e à feitiçaria.
A igreja lhe virou as costas e, durante mais de 4 séculos, o gato foi sacrificado, enforcado ou torturado como herege. Sem o gato para combatê-lo, o rato se desenvolveu e propagou a peste em todas as cidades.
Foi necessário esperar até o século XVIII para novamente ouvir cantar os louvores da beleza do gato. Ele está novamente em perfeito acordo com homenagem à sua graça e à beleza de seus corpos. Balzac, longas passagens ao Gato e a seus gatos.
"Venha meu belo gato, sobre meu coração amoroso
Contenha as garras de tua pata,
e deixe-me absorver em teus belos olhos
Mesclas de metal e ágata..."

Charles Baudelaire
" As flores do mal"


Fonte : "O livro do gato".

2 comentários:

  1. Parabéns!
    Adorei a defesa aos gatos. Ele é ainda visto por muitas pessoas como portador de doenças, principalmente asma e toxoplasmose, mas não é verdade. Pessoas predispostas e com problemas respiratórios podem adquirir a doenças em qualquer lugar enquanto outras podem até dormir com eles sem nenhum problema.
    Claro que os gatos merecem e devem ser tratados, cuidados e vacinados, pois também sofrem, sentem dores e podem adoecer. Aquele barulhinho que ouvimos quando o acariciamos é só uma forma dele dizer que está gostando e nada tem a ver com o chiado de um asmático.
    Portando... Viva os gatos. Esses seres encantadores, licenciosos, charmosos, higiênicos e bonitos por natureza.
    Beijão
    Angel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui criado desde criança ouvindo historias sobre que o gato principamente preto era do diabo e ele era ligado a feitiçaria. Até hoje nos paises como o Brazil e outros, muitas pessoas acretitam nisso persegue e até mesmo matam o bicho graças a Igreja na idade media com sua inquição, caças as bruxas dizendo que o gato era do mal.

      Excluir